FAQS
O que é o Manual de Utilização Prática da WoP?
A Wines Of Portugal visa dar maior notoriedade aos vinhos portugueses reforçando, no consumidor internacional, o seu carácter e identidade únicos.
Nesta plataforma, além da familiarização com os princípios e valores da marca, o utilizador registado encontrará sistematizadas as partilhas de regras e recursos gráficos necessários à sua activação.
Quem pode utilizar a Marca
Qualquer entidade pode usar a WoP desde que cumpra com o disposto no seu Regulamento e seja:
Operador cuja actividade se relacione com vinhos portugueses, nos termos previstos neste documento;
- Organização associativa de direito privado, público ou equiparado, representativa de um conjunto de operadores, de âmbito regional ou nacional, com atribuições na área da promoção de vinhos portugueses;
- Autorizada para o efeito pela CE, caso as suas atribuições, objectivos ou acções específicas o justifiquem.
A Comissão Executiva da WoP pode solicitar informação a qualquer entidade, para permitir a avaliação da utilização da marca, actuando em conformidade.
Apenas os vinhos provenientes EXCLUSIVAMENTE de uvas produzidas e vinificadas em Portugal podem utilizar a WoP, desde que sejam:
- Vinhos com Denominação de Origem ou Indicação Geográfica;
- Vinhos com indicação de casta e/ou ano de colheita;
- Outros vinhos que sejam produzidos por entidades cujo Sistema de Gestão da Qualidade se encontre certificado e acreditado pelas Normas em vigor.
Como utilizar WoP
Wines of Portugal (WoP) é uma marca registada mas de utilização facultativa pelas entidades cujos produtos cumpram os requisitos necessários previstos no seu Regulamento, bem como nos respectivos Manuais de Normas Básicas de Identidade e de Utilização Prática da Marca WoP.
A utilização da WoP pelos promotores (empresas e outras entidades envolvidas na promoção de vinhos) tem de obedecer às regras que assegurem a sua boa utilização, de forma consistente e estruturada, para que a mesma possa corresponder aos objectivos para que foi criada e para benefício de todo o sector vitivinícola.
Todas as entidades têm o dever de assegurar a integridade dos elementos associados à WoP e actuar no sentido de corrigir qualquer acção passível de desvirtuação.
Os elementos do "Logótipo da Marca" podem ser objecto de utilizações distintas, em função da sua aplicação, desde que seja cumprido o estabelecido nos Manuais de Normas Básicas de Identidade e de Utilização Prática da Marca WoP.
A WoP ou qualquer dos seus elementos, não devem ser entendidos como garantia de características específicas dos vinhos, podendo inferir-se apenas que se tratam de vinhos produzidos a partir de uvas colhidas e vinificadas em Portugal.
Comunicação
A integração da WoP em peças de comunicação - anúncios, folhetos, catálogos, stands, placards, displays, domínios, ou outros meios - pode ser feita pelas entidades elegíveis, apenas para os vinhos provenientes EXCLUSIVAMENTE de uvas produzidas e vinificadas em Portugal.
O uso da WoP em comunicação, para além dos requisitos mínimos de qualificação, deve obedecer sempre às regras, exemplos e templates constantes do Manual de Utilização Prática da marca.
A utilização da WoP por qualquer entidade significa a anuência automática às directrizes do seu Regulamento de utilização e o respeito absoluto pelas regras nele constantes.
Rotulagem
Sem prejuízo do cumprimento da legislação da rotulagem, os vinhos provenientes de uvas produzidas e vinificadas em Portugal podem integrar também a "Assinatura" da Marca, no estrito respeito das regras de identidade da marca.
A integração do Logótipo da marca na embalagem é facultativa mas fortemente recomendada.
O Logótipo da marca só pode estar presente nos seguintes tipos de embalagem:
- Garrafas de vidro (em qualquer volumetria);
- Bag-in-box, até ao volume de 3 litros.
A utilização técnica na embalagem primária deve cumprir os seguintes requisitos:
- O Logótipo da marca deve ser utilizado no estrito cumprimento das regras definidas para estes casos específicos, podendo ser condicionada a sua localização, de forma a assegurar o cumprimento dos objectivos para os quais foi criada.
- Não são permitidas variações para além das previstas nas normas de utilização e de identidade da marca.
Utilizações interditas
Os elementos gráficos do Logótipo da "Wines of Portugal" não podem ser usados no desenvolvimento do design de produtos ou serviços, nem ser imitados.
São interditas, nomeadamente, as seguintes situações:
- Utilização abusiva de quaisquer elementos associados à WoP que possam induzir em erro, terceiros;
- Utilização abusiva de quaisquer elementos da WoP ou a sua associação em nomes comerciais, logótipos, domínios, nomes de produtos ou serviços, slogans ou outras expressões;
A utilização da WoP pode ser retirada às entidades:
- Que violem as regras de utilização;
- Cuja violação seja passível de contra-ordenação no âmbito da legislação aplicável.
Quem gere a utilização da Wop?
A Wines of Portugal é gerida por uma Comissão Executiva, que tem como elementos constituintes o Instituto da Vinha e do Vinho, I.P., o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, I.P. e a Viniportugal. Esta Comissão Executiva estabeleceu o conjunto de normas de utilização da WoP e compromete-se a aplicá-las.
Qualquer situação não prevista no Regulamento de utilização, nos Manuais de Normas Básicas de Identidade e de Utilização Prática da marca Wines of Portugal carece do conhecimento e acordo prévio da Comissão Executiva da marca.